sexta-feira, 18 de junho de 2010

Grupo dos Romeiros

A Associação – Expressão do Passado foi criada por um conjunto de pessoas que, por sua livre e espontânea vontade, criaram o grupo etnográfico dos ROMEIROS. Este agregado de indivíduos heterogéneos, provenientes de Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Braga e Lisboa, reuniram-se de forma a fundar esta Associação em 2007, com vista em promover o cancioneiro tradicional da zona do Minho.
Nestes últimos tempos, várias têm sido as actuações realizadas por este grupo, tanto a nível regional, nacional como internacional. Estes ROMEIROS visam ainda participar em eventos de solidariedade social, festas populares, encontros de grupos de cantares, de forma a transmitir, através de canções tradicionais, a mensagem de memórias e vivências em risco de se perderem.
Ao longo dos últimos anos, este grupo tem-se envolvido directamente no âmago da cultura rural. De forma a promover a cultura rural, o grupo envolve-se em torno de uma diversidade de actividades, tais como: na animação sociocultural de lares e de escolas; nos trabalhos em parceria com Universidade do Minho, no estudo de identificação de plantas etnobotânicas, nas culturas agrícolas biológicas; e na realização de trabalhos como a sementeira e tratamento do linho etc. No entanto, os ROMEIROS podem e devem servir, ainda mais, as várias comunidades, no sentido de divulgar os saberes e as tradições locais.

Contactos: 968676428 ou E-mail: expressaodopassado@gmail.com



quarta-feira, 16 de junho de 2010

Grupo dos Bordados

Este Grupo dos Bordados é composto por vinte mulheres residentes em Amares na Freguesia de Ferreiros com idades compreendidas entre os 40 e os 70 anos. São Senhoras que, na sua maioria, encontram-se reformadas e tem grande experiência e profissionalismo no que diz respeito à elaboração de vários trabalhos manufacturados e embelezados através da arte da costura e do bordado.




 












Apresentamos algumas amostras de trabalhos elaborados por este grupo.




































Se tiver interesse em adquirir algum produto apresentado ou se tiver uma ideia que possa ser aperfeiçoada (ex: se tiver já o tecido e/ou o desenho e que somente queira pedir que este grupo execute os bordados), pode contactar-nos via correio electrónico ou ligar para o seguinte número: 968676428.

Promoção dos Produtos Locais

A Associação "Expressão do Passado" tem vindo a intervir primordialmente no Concelho de Amares e Vieira do Minho.
De acordo com as necessidades sentidas por alguns grupos de cidadãos, criamos este “blog” informativo para dar a conhecer alguns produtos locais.
Face à perca de competitividade das iniciativas dos produtores locais em escoar os produtos, diminuição da rentabilidade e consequentemente a estagnação ou o decréscimo da actividade económica local, a Associação e os produtores locais visam criar um empreendimento social solidário, por grupos, e tem como principal objectivo encontrar novas formas de escoamento desses mesmos produtos.
Neste sentido apresentamos vários produtos locais que poderão ser adquiridos por todos aqueles que estejam interessados.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Apresentação

A Associação Expressão do Passado”,  sediada provisoriamente  na Quinta do Sorilhal na Freguesia de Parada de Bouro no concelho de Vieira do Minho, decorre dum percurso dinâmico dos conceptores e alicerça-se numa filosofia cujos princípios são: solidariedade, cooperação, responsabilidade eco/sociocultural, partilha, transparência de acção, defesa do desenvolvimento sustentável e da identidade local.
Ao valorizar o património rural na óptica do interesse colectivo, enquanto factor de identidade e de atractividade do território, facultam-se estratégias de desenvolvimento local.
Sendo assim, esta defende a visão do desenvolvimento de forma multidimensional e em rede, com uma filosofia integrada de valores humanísticos, baseados na participação e operacionalização juntamente com e para os cidadãos de forma sinérgica.